Voluntários ajudam comunidade em Minas Gerais

Ação foi em Conceição do Mato Dentro, onde Anglo American opera

Por Conexão Mineral 21/09/2016 - 15:39 hs
Foto: Anglo American
Voluntários ajudam comunidade em Minas Gerais
Jovana Valadares representando os cerca de 50 voluntários que participaram do evento

Aproximadamente 50 voluntários, incluindo empregados da Anglo American e de empresas e instituições parceiras, se engajaram no Dia de Fazer a Diferença, no distrito de São Sebastião do Bom Sucesso, em Conceição do Mato Dentro. Com o foco na geração de valor para a comunidade que vive na região, o evento marcou o lançamento do Programa de Voluntariado da empresa, que prevê, ainda, outras ações durante o ano. “O programa irá ampliar nossa atuação social e fortalecer nosso relacionamento com a comunidade, afinal somos vizinhos que têm como objetivo comum a prosperidade do lugar onde estamos inseridos”, destacou o gerente de Desenvolvimento Social, Relações Institucionais e com Comunidades da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil, Silvio Lima, que participou da ação ensinando Jiu-Jitsu para as crianças.

Além da limpeza das calçadas e praças e da pintura de quebra-molas e muros, a Escola Estadual João Mariano Ribeiro, situada no distrito, recebeu um Centro de Inclusão Digital (CID), com os móveis, 26 computadores e uma impressora. Também foi feito o plantio de grama e árvores na instituição de ensino.

A diretora da escola, Rina Carvalho, considera que o evento foi um sucesso. “Nossos alunos ficaram muito entusiasmados com o que foi disponibilizado para eles. Ficamos comovidos em ver o carinho e a atenção que todos os voluntários tiveram com nossas crianças. Isso nos cativa e mostra o quanto a Anglo American e seus empregados se preocupam com comunidade”, ressaltou. Na ocasião, a Associação Comunitária de São Sebastião do Bom Sucesso (Ascob) também recebeu cinco computadores e uma impressora.

O Programa de Voluntariado promoveu, ainda, com apoio do SESI, o Circuito de Saúde, com ações voltadas para a saúde e a qualidade de vida, como aferição de pressão, medição de Índice de Massa Corporal (IMC) e orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Os moradores também se divertiram na Rua de Lazer, que contou com atividades recreativas para crianças, com brinquedos infláveis, carrinho de pipoca e algodão doce. Além disso, foram realizadas oficinas sobre educação ambiental. Houve, ainda, emissão da Carteira de Identidade para os moradores interessados.

A proposta dos empregados que participaram da primeira ação do Programa foi dedicar tempo e habilidades para realizar iniciativas que gerassem impacto social positivo, como foi o caso de Jovana Valadares, moradora de Conceição do Mato Dentro e trabalha com eletromecânica. Habituada a fazer trabalhos voluntários, ela ajudou, entre outras coisas, a pintar o portão da escola da comunidade.

“Fazer a diferença na cidade onde vivo é ainda mais gratificante. Foi muito bom ver o resultado, as gramas todas plantadas e os portões pintados. O visual da comunidade mudou! Ver as crianças felizes e dizendo que a escola ficou mais bonita foi nossa maior recompensa”, contou a voluntária, que já se inscreveu para as próximas ações da empresa.

Participaram da ação de voluntariado os empregados da Anglo American e os parceiros Agroflor, Britanite (Sesi/Fiemg), Caemco, CMD Net,  GRI, Guimarães, Itatiaia, Jonan, Nova Luz, AMDA, Emflortec, Sapore, Semep e Ziriguidum. O evento contou, ainda, com o apoio da ASCOB e da Polícia Civil de Minas Gerais.